Imagens mostram agentes da Força Nacional rendendo garimpeiros em fuga na Terra Indígena (TI) Yanomami. A ação faz parte da operação em conjunto com a Funai e Ibama que destruiu equipamentos, apreendeu estrutura logística e bloqueou o acesso aos acampamentos na área tomada pelo garimpo.
O vídeo mostra os agentes no rio em uma embarcação flagrando garimpeiros. Desde a última quarta-feira (1°) garimpeiros iniciaram uma ação de fuga do território com a ofensiva do governo federal. O meio aéreo, mais usado por eles no transporte, está sob fiscalização da aeronáutica. Com isso, eles vêm tentando fugir em embarcações.
Na imagem feita por agentes do Ibama, os fiscais percebem a embarcação com garimpeiros que recebem voz de parada. Eles são abordados pelos agentes com a Força Nacional armada.
Na embarcação havia suprimentos que estavam sendo levados aos acampamentos, como alimentos e gasolina. Com a fiscalização, o acesso aos insumos básicos foi dificultado. Segundo o Ibama, na operação foram apreendidas, no total, três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível. As embarcações transportavam cerca de uma tonelada de alimentos, freezers, geradores e antenas de internet. Tudo foi apreendido e encaminhado à base da força-tarefa no local.
Além da apreensão, nas ações que acontecem desde a segunda-feira (6), foram destruídos um avião, um trator de esteira e estruturas de apoio logístico ao garimpo. Nesta quarta-feira a Força Nacional mandou 100 homens ao local, para o reforço na segurança. O grupo deve compor o apoio de segurança na base de controle que foi criada no rio Uraricoera para impedir o fluxo de suprimentos para os garimpos.