Sexta, 12 de Julho de 2024
21°

Tempo nublado

Rio de Janeiro, RJ

Polícia Chacina DF

A Polícia Civil do Distrito Federal detalhou, nesta sexta-feira (27) as ações da quadrilha que matou dez pessoas da mesma família

Parte do grupo teria se feito de refém junto das vítimas para a realização dos planos.

28/01/2023 às 11h37
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa / Reprodução / Internet
Imagem Ilustrativa / Reprodução / Internet

A Polícia Civil do Distrito Federal detalhou, nesta sexta-feira (27), as ações da quadrilha que matou dez pessoas da mesma família. Parte do grupo teria se feito de refém junto das vítimas para a realização dos planos.

De acordo com a versão policial, em ao menos três ações, parte do grupo fingiu não saber o que estava acontecendo. Cinco homens estão presos suspeitos pelo crime. O grupo, formado por Gideon Batista de Menezes, Horácio Carlos Ferreira Barbosa, Fabrício Silva Canhedo e Carlomam dos Santos Nogueira, tinha como objetivo se apossar de uma propriedade da cabeleireira Elizamar da Silva, de 39 anos.

A chácara alvo do grupo é avaliada em R$ 2 milhões. Além dos quatro já citados, Carlos Henrique Alves da Silva e um adolescente também participaram do crime. Segundo o delegado Ricardo Viana, da 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá, Horácio fingiu ser vítima na primeira ação, ocorrida em 28 de dezembro, na chácara da família.

"Horácio estava no interior da chácara, sabia de tudo isso em conluio com os demais. Colocaram ele no chão junto, como se fosse vítima", afirmou Viana.

Continua após a publicidade

Nesta data, Marcos Antônio, sogro da cabeleireira, foi rendido junto de Horácio. Conforme a Polícia Civil, Marcos reagiu, levou um tiro na nuca e morreu. Renata e Gabriela, sogra e cunhada da cabeleireira, estavam no local, foram rendidas e levadas para um cativeiro em Planaltina.

A segunda vez em que os suspeitos se fingiram de vítimas foi em 4 de janeiro, quando a ex-mulher de Marcos, Cláudia Regina Marques de Oliveira, e a filha dela, Ana Beatriz Marques de Oliveira, foram sequestradas. Segundo a polícia, os criminosos se ofereceram para ajudar com a mudança de Cláudia para uma nova casa.

À época, Carlomam conseguiu acesso à nova residência da vítima e simulou um assalto.

"Ela Cláudia entra na residência, e Carloman assalta. Mais uma vez uma simulação. Gideon e Horácio se fazem de vítima, deitam no chão", afirmou o delegado. Cláudia e Ana Beatriz foram levadas para o cativeiro de Planaltina, onde ficaram sob ameaças até 15 de janeiro, quando foram mortas.

Continua após a publicidade

A terceira ação em que parte dos criminosos se fizeram de reféns ocorreu em 12 de janeiro. Foi durante o sequestro de Thiago Gabriel Belchior, sua esposa, a cabeleireira Elizamar e os três filhos do casal.

De acordo com a polícia, Horácio e Gideon atraíram Thiago e o restante da família para a chácara em que estavam. A investigação indica que Carlomam e Carlos Henrique renderam todos, com Horácio e Gideon se fingindo de vítimas.

Thiago foi amordaçado e feito refém no cativeiro, enquanto Earlizam e as crianças foram levadas até Cristalina, em Goiás, no carro da cabeleireira. Lá, o grupo ateou fogo no veículo, com Elizamar e os filhos dentro.

Thiago foi morto a facadas três dias depois, junto de Cláudia, ex-mulher de Marcos, e Ana, filha deles. Os três corpos foram enterrados em uma cisterna de uma área rural de Planaltina. De volta ao cativeiro, os investigados pegaram Renata e Gabriela e as levaram de carro até Unaí, em Minas Gerais, segundo a Polícia Civil.

Assim como fizeram com Elizamar e as crianças, eles queimaram o veículo com o carro das duas mulheres dentro.

As 10 vítimas da chacina são:

• Elizamar Silva, de 39 anos: cabeleireira;

• Thiago Gabriel Belchior, de 30 anos: marido de Elizamar Silva;

Continua após a publicidade

• Rafael da Silva, de 6 anos: filho de Elizamar e Thiago;

• Rafaela da Silva, de 6 anos: filha de Elizamar e Thiago;

• Gabriel da Silva, de 7 anos: filho de Elizamar e Thiago;

• Marcos Antônio Lopes de Oliveira, de 54 anos: pai de Thiago e sogro de Elizamar;

• Cláudia Regina Marques de Oliveira, de 54 anos: ex-mulher de Marcos Antônio;

• Renata Juliene Belchior, de 52 anos: mãe de Thiago e sogra de Elizamar;

• Gabriela Belchior, de 25 anos: irmã de Thiago e cunhada de Elizamar;

• Ana Beatriz Marques de Oliveira, de 19 anos: filha de Cláudia e Marcos Antônio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Brasília - DF
Sobre o município Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
Rio de Janeiro, RJ Atualizado às 07h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 23°

Sáb 23°C 20°C
Dom 27°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 18°C
Qua 22°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes