Terça, 26 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

Rio de Janeiro - RJ

Política Lula da Silva

Paraná Pesquisas: 57% dos Brasileiros acham condenação de Lula justa, aponta sondagem

O Paraná Pesquisas ouviu 2.264 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 16 e 19 de fevereiro de 2021. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

24/02/2021 às 21h57 Atualizada em 27/02/2021 às 09h24
Por: Redação ND1
Compartilhe:
Luiz Inácio Lula da Silva / Divulgação
Luiz Inácio Lula da Silva / Divulgação

A última sondagem realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas merece uma atenção, especialmente dos partidários ligados ao 'Lulu-Petismo', que insistem em desconsiderar os sinais claros de que a rejeição ao PT e ao ex-presidente continuam presentes na sociedade brasileira, e foi justamente esse fator que elegeu o excelentíssimo senhor presidente da república — Jair Bolsonaro (sem partido).

Os números não deixam dúvidas, mesmo com à divulgação das conversas da qual Moro deveria no minimo se envergonhar, e sendo este um país sério: com a sua condução após seu julgamento à cadeia, ainda assim: Lula e o PT sofrem alta rejeição.

Os dados devem preocupar petistas

De acordo com a última sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, 57% dos entrevistados disseram que a condenação pela Justiça do ex-presidente Lula foi justa — enquanto 37,6% afirmaram que foi injusta a sentença — e 5,4% não souberam ou não quiseram opinar.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.264 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 16 e 19 de fevereiro de 2021. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Sondagem no contexto das divulgações da Spoofing

A pesquisa do instituto acontece em um contexto onde a defesa do ex-presidente teve acesso às mensagens da Operação Spoofing e da possibilidade de procuradores e do ex-juiz Sergio Moro, da Lava Jato, sejam investigados por crimes cometidos em processos contra adversários políticos e ideológicos da força-tarefa, com o maior alvo sendo objetivamente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com as mensagens da Operação Spoofing.

Julgamento da Suspeição de Moro

A sondagem também vem a público nas vésperas do aguardado julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula (PT), na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que pede a suspeição de Moro e, consequentemente, a anulação da condenação sofrida pelo petista, que vem fazendo críticas a Lava Jato desde seus primeiros passos.

Expectativa Lula candidato 2022

Uma vez anulada a condenação do ex-presidente, a expectativa dentro do Partido dos Trabalhadores é que muito provavelmente, o ex-presidente assuma uma disputa altamente polarizada entre ele e o atual presidente da república, uma vez que Lula, declarou em entrevista ao canal do site Brasil 247 no Youtube, nesta quarta-feira (24/02) "que está à disposição para derrotar o presidente Jair Bolsonaro nas eleições 2022".

Ainda sobre a entrevista de Lula ao 247

Em entrevista à TV 247 nesta quarta-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância dos diálogos entre membros da Operação Lava Jato que vêm sendo revelados, após autorização do Supremo Tribunal Federal. "Eu vejo as conversas desses procuradores vindo a público e penso que Deus existe. A verdade está vindo à tona", afirmou.

O petista afastou as acusações de que os diálogos fazem parte de um material clandestino. "Estamos trabalhando com material fornecido pela Suprema Corte (STF). O que nós fazemos é que a sociedade conheça", afirmou ao 247

O ex-presidente criticou Sérgio Moro, que insistiu várias vezes em tirar a legitimidade da divulgação das trocas de mensagens entre o ex-juiz e procuradores do Ministério Público Federal (MPF-PR).

Lulo-Petismo precisa entender a sondagem

Voltando a divulgação da pesquisa, ou o Lulo-Petismo entende que ainda sofre grave crise de confiança e alta rejeição apontados pela amostra, e através desse entendimento faz uma busca honesta de uma via realmente capaz de derrotar o bolsonarismo e se junta a ela, ou muito provavelmente veremos Jair Bolsonaro mais 4 anos no poder. Não é inteligente brigar com números, eles nos servem para eventuais correções e acertos. Que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possa entender o seu fundamental papel para derrocada da extrema-direita no Brasil; que assim seja. 

Veja aqui a íntegra do relatório da pesquisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários