De acordo com informações publicadas nesta terça-feira (1) pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, haverá poucas modificações entre o texto de 1990 e a nova versão. Apesar de não ser mais contratado da emissora, Benedito será o supervisor do projeto. “As mudanças serão conversadas comigo”, relatou.
Barbosa admitiu também que já pensou no nome da atriz que gostaria de ver no papel de Juma Marruá. Entretanto, ele ainda vai guardar segredo, porque acha que é cedo revelar o nome. Na versão original, que foi produzida pela Manchete, o personagem ficou nas mãos de Cristiana Oliveira. O remake de Pantanal é um desejo antigo de Benedito e Edmara Barbosa, filha do autor, falou em junho sobre a possibilidade do projeto sair do papel.
“A ideia é boa, meu pai vai fazer 90 anos no ano que vem e há de ser uma baita homenagem e assim no momento que as pessoas estão precisando ver mais isso, entender essa questão de volta a terra que estava muito presente na novela e então é uma possibilidade”, afirmou em uma live feita pelo perfil do Instagram.
Pantanal foi exibida originalmente de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, em 223 capítulos. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. O folhetim é considerado um grande clássico da teledramaturgia.
Benedito não é contratado da emissora, mas acompanhará de perto a produção do folhetim, já que o neto dele, Bruno Luperi, estará à frente do projeto. O texto será o mesmo, mas o que entra em discussão agora são pequenas alterações para a atualização da trama.
Ainda de acordo com a colunista Patricia Kogut, de O Globo, o autor já tem em mente uma atriz para a protagonista, Juma Marruá, mas acha cedo para divulgar o nome. Em 1990, o papel coube a Cristiana Oliveira.
Outros nomes importantes de ‘Pantanal’ foram Cássia Kis, Nathalia Timberg, Cláudio Marzo e Marcos Winter. A direção ficou por conta de Jayme Monjardim na exibição original da Rede Manchete.
O último trabalho de Ruy Barbosa na Globo foi em ‘Velho Chico’, em 2016. Ele escreveu a novela junto do neto e sua filha, Edmara Barbosa.