O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (7) que a “liberdade” da população está “em jogo”. Segundo ele, “o povo brasileiro está indo às ruas para festejar os 200 de Independência e uma eternidade de liberdade”. A declaração foi feita durante um café da manhã no Palácio do Alvorada, com a presença de apoiadores, ministros e comandantes das Forças Armadas, de acordo com à CNN Brasil.
“O que está em jogo é a nossa liberdade, é o nosso futuro, e a população sabe que ela é aquela que nos dá um norte para as nossas decisões. Então, a todos do Brasil, compareçam às ruas. Dá tempo ainda. De verde e amarelo, as cores da nossa bandeira. Pra festejar e comemorar a terra onde vivemos, uma terra prometida”, disse o presidente.
Bolsonaro ainda afirmou que o brasileiro passou por “momentos difíceis” durante a história. Ele mencionou especificamente os anos de 1822, 1935, 2016, 2018 e 2022.
“Quero dizer que o brasileiro passou por momentos difíceis, a história nos mostra: 22, 35, 64, 16 e 18. Agora em 22. A história pode repetir. O bem sempre venceu o mal. Estamos aqui porque acreditamos no nosso povo e o nosso povo acredita em Deus”, afirmou.
Em 1822, ocorreu a Independência do país. O ano de 1935 ficou marcado por um levante conhecido como “Intentona Comunista”. Em 1964, houve um golpe militar, e, em 2016, um impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O ano de 2018 foi o da eleição de Bolsonaro.
Ao celebrar o Bicentenário, o presidente ainda afirmou que a data representa “a democracia” e “a liberdade de um povo”. Ele disse que sua chegada ao poder fez “ressurgir o patriotismo no Brasil” e o “orgulho de colocar a camisa verde e amarela”.
Rainha Elizabeth II Saúda Brasil pela Independência
Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos. Rainha Elizabeth II
Continua após a publicidade
Capitais com desfiles do 7 de setembro
Segundo um levantamento realizado pela CNN, ao menos 25 capitais têm desfiles cívico-militares previstos em comemoração do Bicentenário da Independência.
Com ausência de chefes de Poderes, Luciano Hang ganha lugar de destaque em desfile do 7 de setembro
O empresário bolsonarista Luciano Hang, que recentemente foi alvo de uma operação da Polícia Federal, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por participar de um grupo de WhatsApp no qual se defendia um golpe de Estado em caso de volta do ex-presidente Lula (PT) ao poder, foi figura central na comemoração do 7 de setembro em Brasília nesta quarta-feira.
Destaca-se também a ausência de chefes de Poderes. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do STF, Luiz Fux, não compareceram ao evento.
Hang, além de ter desfilado abraçado a Jair Bolsonaro (PL), ficou lado do chefe do Executivo na tribuna. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi colocado mais ao lado.