Orkut Büyükkökten te lembra alguma coisa? Se você conhece o nome desse turco sem precisar consultar o Google, certamente conheceu ou foi usuário da primeira rede social do mundo.
Büyükkökten foi o criador da primeira grande rede social de alcance global, para qual inclusive deu seu nome: o Orkut, que teve seu auge de popularidade em 2009/2010 e encerrou definitivamente suas atividades em 2014, quando viu seu alcance ruir com à chegada do Facebook.
Na última quarta-feira (27), o visionário das redes anunciou que estava ativando o domínio Orkut.com e que “estava construindo algo novo”, deixando ainda uma mensagem ainda mais enigmática. “Nos vemos em breve”. A informação correu o mundo e criou grande agitação.
Estaria a mãe de todas as redes sociais voltando à atividade? Seria possível recuperar as fotos, comunidades, scraps e depoimentos de décadas atrás, produzidas num mundo totalmente diferente do atual e que tecnologicamente seria visto como “pré-histórico”? Ninguém sabe. Aliás, ninguém sabe dizer se uma volta do Orkut seria boa ou ruim.
A notícia está gerando furor entre os brasileiros, país onde a rede foi amplamente usada, tornando-se uma febre na época. Internautas tem relatado em postagens nostalgia e ansiedade para a volta da rede social. Muitos inclusive fazendo criticas ao Facebook e Twitter, principalmente após aquisição por Ellon Musk, o bilionário americano.