Pai de 4 filhos, avô, já foi deputado, prefeito, governador e ministro. Essa é a forma como Ciro se descreve nas redes sociais. Seguido por algumas das personalidades mais famosas, indo de jornalista, empresários, poetas, intelectuais e artistas diversos. Ciro Ferreira Gomes estampa algumas das principais notícias no ND1 (confira aqui!).
Com frases polêmicas sobre seu adversário Jair Bolsonaro, como essa à seguir: "Tudo o que Bolsonaro quer é distrair a opinião pública sobre os crimes dele e da sua família de bandidos. Ele criou falso dilema sobre salvar vidas ou empregos, mas sua única preocupação é em salvar seus filhos da cadeia! Relembre os crimes da quadrilha Bolsonaro e compartilhe!", são feitas diariamente num período de duros embates com o atual presidente da república.
Ciro é um político, advogado e professor universitário brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual atualmente é vice-presidente. Ocupou altos cargos políticos no país: foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará, o 43.º prefeito de Fortaleza, o 52.º governador do Ceará, ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco durante a implantação do Plano Real e ministro da Integração Nacional durante o projeto de transposição do rio São Francisco no governo do ex-presidente Petista Luiz Inácio Lula da Silva. Seu último mandato político foi o de deputado federal entre 2007 e 2011, da qual ele publicamente deu declarações de que não gostou, pelas limitações impostas a um legislador.
Radicado em Sobral, Ceará, cidade de sua família paterna, desde 1962, é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor de direito tributário e direito constitucional, escrevendo três livros na área de economia política: No País dos Conflitos (1994); O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1995); e Um Desafio Chamado Brasil (2002). Também atuou como pesquisador visitante na Harvard Law School.