Demorou, mas aconteceu o que muitos analistas políticos previam. O Coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Guilherme Boulos (PSOL) anunciou, nesta segunda-feira, que desistiu de concorrer ao governo de São Paulo e que será candidato a uma vaga na câmara dos deputados.
"Precisamos fazer um esforço sem precedentes para que outubro seja um ponto de inflexão no Brasil. Temos de enfraquecer o Centrão para ter a força política necessária para revogar medidas como a reforma trabalhista e o teto de gastos. Eleger Lula presidente é fundamental. Mas precisaremos também eleger um Congresso que represente os interesses da maioria do povo brasileiro", declarou em nota.
A decisão está repercutindo no meio político e sendo vista como mais uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao mesmo tempo em que garante apoio incondicional do líder do MTST a sua pré-candidatura, o tira de jogada na disputa pelo Palácio Bandeirantes, limpando o caminho para o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
Sobre Boulos
Filósofo, professor, ativista e psicanalista, graduou-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde ingressou em 2000.
Especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC/SP e também é mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.