A eleição para prefeito de Magé (RJ) segue sub judice. Renato Cozzolino foi o candidato que recebeu mais votos. No entanto, Renato Cozzolino aguarda decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação se será ou não o prefeito para os próximos quatro anos, afirmou a reportagem do G1 veiculada na madrugada do primeiro dia de 2021. A posse estava programada para esta sexta-feira (1).
Já os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. As maiores bancadas serão do CIDADANIA, PL, PP e PSC, com 2 vereadores cada um.
Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo município.
Os vereadores e o novo prefeito de Magé vão representar 246.433 habitantes. A cidade fluminense tem um PIB de R$ 3.855.803.281,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,709, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).