Terça, 30 de Novembro de 2021
30°

Céu encoberto

Rio de Janeiro - RJ

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Plenário aprova acordo de cooperação com a Etiópia; acompanhe

Najara Araujo/Câmara dos Deputados Sessão do Plenário para análise de propostas A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de...

26/10/2021 às 17h40
Por: Redação ND1 Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Decreto Legislativo 1164/18, que contém o acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre o Brasil e a Etiópia, assinado em 2018. A matéria será enviada ao Senado.

Segundo a exposição de motivos do Ministério de Relações Exteriores, o acordo dará maior previsibilidade e segurança jurídica a empresas e a investidores brasileiros na Etiópia, favorecendo maior integração, melhor circulação de bens e pessoas, além de um aproveitamento mais adequado do potencial econômico-comercial bilateral.

O acordo prevê que um comitê conjunto será composto por representantes das duas partes para gerir o seu cumprimento, devendo se reunir ao menos uma vez por ano com presidência alternada.

Entre as atribuições do comitê destacam-se: supervisionar a implementação e a execução do acordo; discutir e compartilhar oportunidades de investimentos mútuos; consultar o setor privado e a sociedade civil, quando cabível, para apresentarem seus pontos de vista sobre questões específicas; e resolver amigavelmente questões ou controvérsias sobre os investimentos.

Cada parte deverá indicar ainda um “ombudsman”, cuja principal função será dar apoio, no território sob sua jurisdição, aos investidores do outro país. Além disso, deverá atender às recomendações do comitê

Assista à sessão ao vivo

Mais informações em instantes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários