Há dois meses, a principal operadora de telecomunicações da Índia, Reliance Jio, anunciou o JioPhone Next, seu smartphone feito em parceria com o gigante mundial do vale do silício, o Google.
De acordo com as empresas e pelo que pesquisou o ND1-Tech, o aparelho será o smartphone mais barato do mundo. No entanto, as marcas ainda não haviam explicado muito a respeito das especificações e configurações do telefone.
Agora, o editor-chefe da XDA-Developers, Mishaal Rahman, veio publicamente fazer revelações importantes sobre o que podemos esperar do telefone de baixo custo.
JioPhone Next tem mesmo chipset dos básicos da concorrente Nokia, Rahman não diz onde nem como obteve as informações, mas postou vários detalhes sobre o JioPhone Next no Twitter, como, por exemplo, a tela de animação de boot.
De acordo com Mishaal, o dispositivo tem a CPU 215 da Qualcomm. O SoC de 64 bits foi projetado para dispositivos de mercado de massa, exatamente o que a Reliance pretende com o JioPhone Next. As velocidades de clock da CPU podem chegar a 1,3 GHz, e o chipset tem quatro núcleos ARM Cortex A53. É o mesmo que, atualmente, alimenta alguns telefones básicos da Nokia, como o Nokia 1.4.
Já sobre o sistema operacional, Rahman revelou que o JioPhone Next deve rodar o Android 11 (Go Edition). O software tem como alvo dispositivos com até 2 GB de RAM e promete lançamentos de aplicativos 20% mais rápidos do que sua versão anterior, melhor gerenciamento de notificações, permissões de privacidade únicas, ou seja: outros recursos novos e dinâmicos.
A animação de inicialização pode sugerir que a tela deve ter uma resolução de 1.440 x 720. De acordo com Rahman, as câmeras no JioPhone Next devem incluir uma primária de 13 MP e uma selfie de 5 MP. O jornalista também revela que o telefone virá com uma nova versão pré-instalada dos aplicativos Câmera Go do Google e Google Duo Go.