A Prefeitura de Belford Roxo, sob a gestão do prefeito Márcio Canella, está avançando com a "Operação Barricada Zero", uma iniciativa crucial para remover obstáculos físicos criados por criminosos. Essas barreiras, feitas de cimento, concreto e outros materiais, junto com quebra-molas irregulares, têm como objetivo dificultar o acesso da Polícia Militar e a chegada de serviços essenciais e obras públicas à população.
Márcio Canella enfatizou a importância da ação: "Não adianta fazer barricadas e quebra-molas irregulares para dificultar a entrada da Polícia Militar e danificar o carro das pessoas. Irei retirar todos em qualquer lugar de Belford Roxo, seja na parte alta ou baixa. Em Belford Roxo, mando eu. Não permitirei essa bagunça." O prefeito também agradeceu o apoio do comandante do 39º BPM, tenente-coronel PM Lima, do governador Cláudio Castro (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), ressaltando a parceria interinstitucional na segurança pública.
Para a execução da "Operação Barricada Zero", a Prefeitura utiliza maquinário pesado e caminhões, com o suporte ostensivo dos policiais militares do 39º BPM (Belford Roxo). A coordenação da operação conta com a presença dos secretários municipais de Transportes, Luiz Leonardo Brito, de Segurança Pública, Aruak Oliveira, e de Ordem Urbana, Cristiano Gaspar Fernandes, demonstrando um esforço conjunto das pastas.
Disque Canella: Um Canal Direto para Denúncias da População
Além da "Operação Barricada Zero", o prefeito Márcio Canella instituiu o Disque Canella, um canal de comunicação direto com a população para o recebimento de denúncias. Através do número (21) 99022-4444, os moradores de Belford Roxo podem denunciar práticas ilícitas cometidas por funcionários da Prefeitura, atividades criminosas no município e, especificamente, a colocação de barricadas. A identidade do denunciante é garantida sob sigilo, incentivando a colaboração da comunidade na manutenção da ordem e segurança.
A administração municipal entrou no combate a criminalidade para garantir a livre circulação e o acesso aos serviços públicos em todas as regiões de Belford Roxo.