A cidade de Magé sediou, nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social no Magé Tênis Clube. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e com apoio da Prefeitura de Magé (através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos), reuniu cerca de 350 representantes da administração pública e da sociedade civil. O principal objetivo foi debater e aprimorar as políticas públicas de assistência social no município.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, ressaltou a importância da conferência: “A conferência é importante tanto para a Assistência Social quanto para o Conselho. O Conselho é um órgão deliberativo e autônomo que luta pela efetivação de políticas públicas em nosso município”.
A conselheira estadual Alessandra Celita também marcou presença, destacando o papel do Conselho Estadual no acompanhamento desses eventos municipais, que elegem os delegados para as instâncias estadual e nacional.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tema central do evento, é um sistema público brasileiro focado em garantir a proteção social aos cidadãos, oferecendo suporte a indivíduos, famílias e comunidades em situações de vulnerabilidade e risco social.
Caroline Custódio, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, afirmou: “Nós estaremos discutindo, na conferência, a construção do SUAS, além de propormos novos avanços nas políticas de assistência para o nosso município”.