Após o Globocop flagrar um encontro de baloeiros em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) agiram e cumpriram mandados em endereços de suspeitos. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem.
Jarcilei Pereira, conhecido como "Lelei", foi detido em sua residência em Seropédica, na Baixada Fluminense. Ele foi preso por possuir material para fabricação de balões e fogos de artifício.
Riscos e Penalidades da Soltura de Balões
Soltar balão é considerado crime ambiental. A prática pode acarretar pena de até três anos de prisão e multa de, no mínimo, R$ 10 mil para quem vende, solta ou transporta balões. Além das penalidades legais, a soltura de balões representa um grave risco para florestas e para a aviação.
Na quinta-feira, pelo menos dez balões foram soltos em uma vasta área de mata densa no bairro Santa Isabel, em São Gonçalo, próximo a uma mineração na estrada Francisco Azeredo Coutinho. Um desses balões carregava uma grande quantidade de fogos de artifício, aumentando o perigo de incêndios.
Como Denunciar
A população pode denunciar a soltura de balões ao Linha Verde através dos telefones:
* (21) 2253-1177
* 0300-253-1177
Ou pelo App "Disque Denúncia RJ". Também é possível denunciar pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato do denunciante é de garantido.