Os Policias Civis da 110°DP ( Delegacia de Polícia de Teresópolis) prendeu em flagrante nesta Quarta-feira dia (18/06) dois estrangeiros acusados de extorsão e crime de usura contra empresários da região, No Centro da Cidade de Teresópolis. A prisão ocorreu sob a coordenação do delegado titular Dr. Márcio Dubugras e do delegado adjunto Dr. Douglas Almeida.
De acordo com a investigação, o grupo estaria emprestando dinheiro a comerciantes locais e cobrando juros abusivos. Quando as vítimas tentavam quitar suas dívidas, eram obrigadas a pagar até três vezes o valor já pago, sob forte pressão dos criminosos.
As apurações indicam que o esquema seria semelhante ao modus operandi usado por grupos colombianos nos anos 1990, quando, após o acúmulo das dívidas, os agiotas se tornavam "sócios" dos negócios, usando-os para lavar dinheiro de atividades ilícitas.
A Polícia Civil apura se há conexão com um grupo maior atuando também na Capital, Baixada Fluminense, outras cidades da Região Serrana e em outros estados do país, com ordens sendo emitidas de fora do Brasil.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e seguem à disposição da Justiça. A população pode colaborar com informações pelo Disque Denúncia 21 2253-1177 ou pelo WhatsApp da 110ª DP (21 98596-7436), com sigilo garantido.