Nesta quinta-feira, o Globocop registrou um encontro de baloeiros em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Pelo menos dez balões foram soltos na manhã de hoje, e um deles chegou a ser visto caído entre as árvores.
Os balões foram lançados em uma vasta área de mata densa, no bairro de Santa Isabel, próximo a uma mineradora perto da estrada Francisco Azeredo Coutinho. Um dos balões carregava uma grande quantidade de fogos de artifício, aumentando o risco de incêndios.
Crime Ambiental: Riscos e Como Denunciar
Vale lembrar que soltar balões é crime, com pena de até 3 anos de prisão e multa mínima de R$ 10 mil para quem vende, solta ou transporta esses artefatos. Além dos perigos para as florestas e a aviação, os balões representam uma séria ameaça ao meio ambiente.
A população pode denunciar a soltura de balões ao Linha Verde pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300-253-1177, ou através do App ‘Disque Denúncia RJ’. Também é possível denunciar pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato é garantido.