O feriado de Corpus Christi está quase aí, e em Magé, a festividade já é uma tradição consolidada. Pelo quarto ano consecutivo, a cidade vai confeccionar o maior tapete da Baixada Fluminense, garantindo o segundo lugar em tamanho no estado do Rio. A Paróquia São Nicolau de Suruí será a responsável por ornamentar 1,3 km para a procissão e celebração, que, desde 2023, são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
Fé, Arte e Comunidade na Confecção do Tapete
O Padre Egnaldo Lima, pároco da Igreja de São Nicolau, explica a importância dessa tradição: "É uma forma de darmos a devida importância à maior demonstração pública de fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, que passa visitando e abençoando o seu povo." O tapete é elaborado com materiais diversos, como pó de serragem, sal grosso, pó de café e casca de ovo, transformando as ruas em um caminho de fé e arte.
Bruno Lourenço, secretário de Cultura, Turismo e Eventos, ressalta a relevância cultural do evento: "A diversidade cultural de Magé está intrinsecamente ligada à sua diversidade religiosa. O tapete de Corpus Christi de Suruí exemplifica essa diversidade, trazendo beleza a uma das datas mais tradicionais do calendário cristão, por isso decidimos incluí-lo como patrimônio da cidade."
O grandioso tapete será composto por 430 quadros, cada um medindo 2m de largura por 3m de comprimento. A montagem começa na noite de 18 de junho no morro da tricentenária Igreja São Nicolau. A partir das 5h da manhã do dia 19 de junho, a confecção continua pelas ruas da cidade, desde a descida do morro da Igreja de São Nicolau, e será concluída na Capela Nossa Senhora Aparecida (Av. Isabel de Paula). Para a montagem e procissão, as ruas Avenida Isabel de Paula, Capitão José de Paula e Coronel José do Amaral serão fechadas na quinta-feira.
O Padre Egnaldo ainda destaca o envolvimento da comunidade: "Em nossa Paróquia, os trabalhos para a montagem do tapete começam um mês antes da solenidade. Os paroquianos juntam os materiais e as famílias fazem o cadastro para realizar os desenhos em conjunto com as pastorais e movimentos. É um momento de unidade."
A solenidade terá início com um Tríduo preparatório nos dias 16, 17 e 18 de junho. No dia 19, a celebração da Santa Missa será às 15h, seguida pela procissão que percorrerá as ruas do distrito até o palco na Avenida Isabel de Paula, onde acontecerá a Benção do Santíssimo Sacramento. Se você quiser ajudar com doações de materiais ou na montagem, pode entrar em contato com a Paróquia pelo WhatsApp: (21) 98539-5522.