Nesta terça-feira, um ferro-velho em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi interditado durante uma ação da força-tarefa Operação Desmonte, coordenada pelo Detran RJ. O local, que operava sem cadastro no órgão, armazenava peças automotivas sem nota fiscal e, alarmantemente, lixo hospitalar descartado de forma irregular.
Agentes do Detran RJ, da Polícia Civil e do Inea descobriram no estabelecimento seringas, agulhas, tubos de hemodiálise e materiais com vestígios de sangue. Esses resíduos representam um sério risco à saúde pública e ao meio ambiente. O proprietário não foi encontrado, e os funcionários foram levados à 58ª DP (Posse) para depor, mas não souberam explicar a origem dos resíduos hospitalares.
O ferro-velho foi autuado por crime ambiental e crime contra a ordem tributária. O Inea aplicou uma multa que pode chegar a R$ 200 mil, conforme a Lei Estadual 3467/2000. A perícia confirmou a presença dos materiais irregulares, e a Polícia Civil continua investigando o caso.
Criada em agosto de 2023, a Operação Desmonte já interditou 113 estabelecimentos irregulares em todo o estado e credenciou 76 de forma regular. Desde sua implementação, foram realizadas 53 operações, resultando na apreensão de mais de 1,5 mil toneladas de sucatas.