A cidade de Nova Iguaçu alcançou um importante reconhecimento nacional por seu empenho em promover a equidade racial na educação. O município foi agraciado com o Selo Petronilha Beatriz Alves e Silva de Educação para Relações Étnico-Raciais. Como resultado dessa conquista, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nova Iguaçu está entre as 20 redes de ensino selecionadas em todo o país — e uma das três no estado do Rio de Janeiro — para receber um repasse de R$ 200 mil. Esse valor será investido diretamente em ações de combate ao racismo nas escolas, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (6 de junho de 2025). Com essa contemplação, Nova Iguaçu terá acesso aos recursos por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).
A verba será destinada a aprimorar e dar continuidade a atividades que fortalecem a identidade negra no ambiente escolar. O foco principal será a formação continuada de educadores e a disseminação de práticas pedagógicas bem-sucedidas nos territórios. Compromisso com a Diversidade e a Inclusão O Selo Petronilha Beatriz Alves e Silva reconhece iniciativas que efetivamente promovem práticas antirracistas, valorizam as culturas afro-brasileira e quilombola, e contribuem para a construção de uma educação mais inclusiva e plural.
"Mais do que um simples reconhecimento, este prêmio simboliza o compromisso de construir um ambiente escolar onde a diversidade e o respeito às diferenças étnico-raciais são a base para um futuro em que todas as crianças e jovens se sintam cada vez mais representados, valorizados e, em um espaço de ensino, livres de preconceitos e discriminação", destacou Maria Virgínia Andrade Rocha, secretária municipal de Educação, ao comentar a conquista. A seleção do MEC levou em conta critérios rigorosos, como a relevância das propostas apresentadas, a sustentabilidade institucional, o engajamento da comunidade escolar e a oferta de formação continuada. Nova Iguaçu cumpriu todos os requisitos, incluindo a adesão à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), a participação no Diagnóstico Equidade e a pontuação mínima exigida nos indicadores de formação.