O youtuber carioca João Paschoal, famoso pelo perfil Geo Pasch, ganhou destaque nas redes sociais na última quarta-feira (4 de junho de 2025). Ele surpreendeu ao descobrir o local exato da gravação de um vídeo da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que havia afirmado ter deixado o Brasil sem revelar seu paradeiro. No vídeo em questão, gravado ao ar livre em uma rua não identificada, Zambelli criticava um pedido de prisão contra ela feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Horas depois da publicação, Geo Pasch divulgou as coordenadas, revelando que a gravação foi feita no estacionamento de uma loja em Fort Lauderdale, na Flórida, EUA. João Paschoal é amplamente reconhecido por suas transmissões ao vivo jogando GeoGuessr, um game que desafia os participantes a identificar locais do mundo a partir de imagens de ruas. Com base em sua expertise no jogo, ele desenvolveu a habilidade de usar pistas sutis como placas, tipo de vegetação e arquitetura para determinar a localização precisa.
Em quatro anos, Geo Pasch conquistou 294,9 mil seguidores no TikTok e 112 mil inscritos no YouTube. João, de 26 anos, explicou ao g1 que essa habilidade o auxiliou a descobrir a localização da deputada. O "Gênio dos Mapas" e o Método de Descoberta Formado em nanotecnologia pela UFRJ, João Paschoal, o "gênio dos mapas", contou ao g1 no ano passado que começou a praticar GeoGuessr durante a pandemia de Covid-19, inicialmente como uma atividade para sua avó, Maria Thereza Paschoal, que morava com ele. "Foi no meio da pandemia, quando eu não tinha muito o que fazer. Estava terminando a minha formação e estava num ‘limbo’. Eu estava muito com a minha avó aqui em casa e esse era o único [jogo] que ela conhecia dos que eu jogava no computador. A gente começou a jogar bastante e peguei gosto”, disse João. Sua viralização nas redes sociais começou quando um amigo criou um perfil para Geo Pasch no TikTok. "Rapidamente, tomou uma proporção grande, esses primeiros vídeos viralizaram rápido. Foi assim que eu acabei chegando”, afirmou Paschoal. Questionado sobre os aspectos que analisa nas imagens, João explicou que é um "combo" de observações: "Você chega em uma localização e pega uma vibe dela. Você vê se tem alguma coisa específica de algum país, alguma placa, refletor, a linha na rodovia, o poste e várias outras coisas que podem ser utilizadas. Até mesmo o carro utilizado pelo Google para fazer as imagens pode ajudar”, detalhou. Ele mencionou que países com grandes territórios, como a Rússia, são os mais desafiadores no GeoGuessr. Como Ele Encontrou Zambelli? A busca pela localização de Zambelli exigiu a observação de vários elementos, mesmo que a deputada tenha mencionado em entrevista que estava em Fort Lauderdale, informação que João Paschoal afirma não ter tido acesso. A "investigação" durou cerca de duas horas e gerou uma publicação no X (antigo Twitter) com mais de 2,5 milhões de visualizações. Para ele, mesmo com poucos elementos, este não foi um dos casos mais difíceis. "Já me ocorreram desafios em que a chance de encontrar era praticamente zero. Mas, nesse caso, sinto que as chances eram até que bem altas, mesmo que demorasse um pouquinho", contou.
Os elementos cruciais incluíram: A placa de um carro visível no vídeo, que seguia um padrão americano. A presença de várias palmeiras na rua, sugerindo uma cidade litorânea, especificamente a região de Miami. O formato de dois prédios, um maior com grandes sacadas e outro menor com formato que lembrava a letra K. Foi preciso também inverter o vídeo da deputada, que estava "espelhado", para obter a visualização real dos prédios. Com essas pistas, o youtuber utilizou o Google Earth para "passear" pela costa da Flórida. "Como eu sabia que seria Flórida e perto da costa, eu fui pelo Google Earth até o prédio mais ao Norte da região de Miami e fui descendo até o Sul. Em Fort Lauderdale, eu finalmente encontrei os prédios em questão", explicou. Fontes