A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (5) uma operação de grande porte contra o Comando Vermelho (CV) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O foco da ação é o grupo criminoso que atua no Complexo do Parque Floresta, chefiado por Éverton Alan Soares Conceição, conhecido como Popeye, Eto ou Calvin. Ele é filho e "herdeiro" de Orlando da Conceição, o lendário Orlando Jogador, um dos chefões do CV morto nos anos 90.
A operação visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, incluindo um contra o próprio Popeye. Até o momento, sete pessoas foram presas em flagrante e dois menores foram apreendidos.
As comunidades de Santa Marta, Vila Pauline, Caixa d'Água e Parque Floresta compõem o território dominado pelos criminosos. De acordo com as investigações, o grupo age de forma ostensiva na região, utilizando armas de grosso calibre. A polícia afirma que Popeye coordena diversas atividades ilícitas, autoriza execuções, comanda ataques contra as forças policiais, determina a instalação de barricadas e explora economicamente os moradores locais através de violência e coerção.