Um homem foi preso no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (21) por extorquir dinheiro de uma vítima, ameaçando divulgar fotos íntimas dela. O que mais choca nas investigações é que o criminoso, Renan dos Santos Conceição, responde a outros 17 processos pelo mesmo crime em seis estados diferentes: Goiás, Alagoas, Santa Catarina, Amazonas, Rio Grande do Norte e São Paulo.
As investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) revelam que a vítima no Rio de Janeiro sequer conhecia Renan, pessoalmente ou virtualmente. Mesmo assim, ele a ameaçou por dois anos, de 2023 a 2025, exigindo pagamentos via Pix para não divulgar fotos e vídeos. Segundo a polícia, o suspeito chegou a gravar um vídeo simulando a exclusão do material íntimo, mas voltava a entrar em contato para fazer novas exigências de dinheiro. A vítima o reconheceu formalmente como o autor das extorsões.
Provas Reforçam Padrão Criminiso e Investigação em Andamento
Renan dos Santos Conceição já havia sido alvo de uma primeira fase da mesma operação em abril, quando computadores e outros itens foram apreendidos pela polícia. O material coletado confirmou a prática do crime, segundo a Polícia Civil. A prisão de Renan ocorreu em uma operação conjunta entre a DRCI e a 19ª DP (Tijuca), marcando um passo importante no combate a esse tipo de crime cibernético.