A atriz Dorinha Duval, conhecida por ter sido a primeira intérprete da personagem Cuca no "Sítio do Picapau Amarelo", faleceu nesta quarta-feira (21), aos 96 anos. A notícia foi confirmada pela filha da atriz, Carla Daniel, também atriz, por meio das redes sociais. Em sua homenagem, Carla escreveu: "É com tristeza mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo."
Nascida Dorah Teixeira em 21 de janeiro de 1929, em São Paulo, Dorinha Duval iniciou sua trajetória artística como cantora nos anos 1940, apresentando-se ao lado do pianista Moacyr Peixoto. Antes de sua estreia na televisão, a atriz participou de diversas radionovelas. Sua carreira televisiva começou na extinta TV Tupi, integrando o elenco do programa "TV de Comédia" entre 1957 e 1959.
Versatilidade Artística e Afastamento da Televisão
Dorinha Duval chegou à TV Globo em 1969, atuando na novela "Verão Vermelho", de Dias Gomes. No início dos anos 1970, participou de grandes sucessos da teledramaturgia brasileira, todas dirigidas por Daniel Filho: "Irmãos Coragem" (1970), de Janete Clair; "Minha Doce Namorada" (1970), de Vicente Sesso; e "Selva de Pedra" (1972), também de Janete Clair.
A atriz se afastou da televisão no início dos anos 1980, após ser condenada a seis anos de prisão pelo assassinato de Paulo Sérgio Alcântara, com quem era casada. Ela cumpriu oito meses em regime semiaberto. A partir de 1987, Dorinha Duval dedicou-se às artes plásticas, com foco especial na escultura.