A Prefeitura de Magé, em parceria com o Portal de Compras Públicas, promoveu nesta sexta-feira (16), aqui em Duque de Caxias, dois workshops focados na capacitação prática sobre a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21). As atividades foram realizadas ao longo do dia na Casa Festa e divididas em duas sessões: a primeira, direcionada aos servidores públicos municipais, e a segunda, voltada para empresários e comerciantes locais interessados em participar de processos licitatórios com o município.
A iniciativa, denominada "Conexão na Prática" para os servidores e "Venda+" para o setor privado, teve como objetivo explicar de maneira clara, acessível e técnica os impactos dos novos procedimentos de compras públicas na gestão pública e no desenvolvimento econômico local.
A vice-prefeita Jamille Cozzolino ressaltou a importância da qualificação de ambos os públicos para a aplicação eficaz da nova legislação: “É muito importante capacitarmos nossos servidores na nova lei de licitação, visando a modernização. Tivemos dois momentos, um para os servidores e outro para os empresários da nossa cidade, para que eles possam participar dos cursos e também das licitações, movimentando assim a economia de Magé,” afirmou.
A nova Lei 14.133/21, que substitui a antiga Lei nº 8.666, estabelece novas diretrizes para as contratações públicas e exige atualização técnica tanto dos agentes públicos quanto dos fornecedores interessados em negociar com a administração. Nesse contexto, o evento buscou também aproximar os comerciantes da dinâmica das compras governamentais, desmistificando os processos e incentivando a competitividade local.
Segundo o consultor regional do Portal de Compras Públicas, Gledson Vinicius, a capacitação desempenha um papel estratégico no fomento da economia e na garantia de maior transparência e eficiência nas contratações públicas. “Estamos aqui hoje com duas atividades de formação para explicar aos empresários que é possível, transparente e viável participar das licitações da cidade. Entendemos que as compras públicas são um motor de transformação local e, para isso, precisamos que os servidores compreendam com propriedade o que a Lei 14.133 exige,” destacou.
Os workshops integram uma série de ações planejadas pela Prefeitura para modernizar os processos administrativos, promover a inclusão econômica e estimular o crescimento sustentável de Magé, valorizando a mão de obra e o comércio local.