A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em Magé, município da Baixada Fluminense, alcançou as escolas da rede municipal de ensino com resultados expressivos. De acordo com a prefeitura local, a iniciativa obteve grande sucesso, refletindo em um aumento de 457% no número de doses aplicadas. Somente na segunda quinzena de março, entre os dias 17 e 31, foram administradas 1.538 doses da vacina.
Essa ação conjunta das secretarias de educação e saúde visa ampliar a proteção dos jovens mageenses contra o HPV, um vírus associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. A campanha direciona-se aos alunos da rede municipal com idade entre 8 e 19 anos, seguindo a estratégia do Ministério da Saúde, lançada em fevereiro, que busca elevar a cobertura vacinal para 90%, especialmente no estado do Rio de Janeiro, onde um índice de 54% de jovens entre 15 e 19 anos ainda não haviam sido imunizados.
Além da vacinação nas escolas, a população pode buscar a imunização de forma voluntária na central de atendimento, disponível diariamente das 7h às 19h, e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.