A rede municipal de ensino de Nova Iguaçu recebeu um importante reforço para a educação ambiental com o início da distribuição de livros que abordam temas cruciais como mudanças climáticas e preservação da biodiversidade. A iniciativa é promovida pelo projeto Coral Vivo, uma colaboração entre a Petrobras, o Instituto Coral Vivo e o Instituto do Conhecimento Verde (ICV), com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. A entrega simbólica dos livros ocorreu durante um encontro com diretoras de creches e escolas de Educação Infantil do município. As obras foram cuidadosamente elaboradas com uma linguagem acessível, com o objetivo de despertar a consciência ambiental nas crianças desde os primeiros anos da educação.
O projeto Incentivo à Leitura é composto por cinco títulos literários, todos alinhados com a Agenda 2030 da ONU e as novas diretrizes curriculares obrigatórias nas escolas brasileiras. A secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virgínia Andrade Rocha, enfatizou a relevância da iniciativa para a formação dos alunos: “Esses livros vão compor as salas e cantinhos de leitura das nossas unidades escolares. São cinco títulos literários que dialogam diretamente com os desafios ambientais do nosso tempo. Ter essas obras nas escolas vai fortalecer o desenvolvimento do aluno com temas tão relevantes para a nossa cidade, nosso estado e nosso país”. Andressa Barroso, coordenadora do projeto em Nova Iguaçu, destacou o potencial de impacto da distribuição dos livros: “Os professores vão poder trabalhar essas histórias com foco na consciência planetária, com pequenas atitudes e ideias.
É um marco essa entrega. Sabemos que muitas crianças serão alcançadas por meio dessas obras”. Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nova Iguaçu participaram do evento de lançamento dos livros, realizado na noite de quinta-feira (10) no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro. “Foi emocionante receber os livros das mãos das autoras e ilustradoras. Queremos encantar nossos alunos com essas maravilhas que unem ciência e literatura”, concluiu Andressa.