O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, assegurou nesta terça-feira (6) que o reembolso dos valores descontados indevidamente dos benefícios de aposentados e pensionistas, em decorrência da recente fraude no INSS, será realizado diretamente na conta onde recebem seus pagamentos habituais.
"Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco", enfatizou Waller em entrevista à CBN.
De acordo com o presidente, a quantia a ser restituída será creditada na mesma conta bancária utilizada para o recebimento do benefício previdenciário.
Diante da tentativa de criminosos de se aproveitarem da situação para aplicar golpes, Waller fez um apelo enfático aos segurados: "Por isso eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade".
O alerta surge em um momento crítico, no qual golpistas têm contatado aposentados por telefone ou WhatsApp, se passando por funcionários do INSS e utilizando dados das vítimas para prometer uma falsa devolução dos valores.
Na segunda-feira, o novo presidente do INSS informou que o plano de ressarcimento está em fase final de elaboração e deverá ser concluído até a próxima semana. Waller mencionou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou celeridade no pagamento, mas reiterou que os pagamentos ainda não foram iniciados.
A investigação sobre a fraude no INSS revelou que entidades sindicais, que oferecem serviços a aposentados, realizavam o cadastro de pessoas sem a devida autorização e efetuavam descontos mensais nos benefícios pagos pelo INSS. A estimativa da entidade é que cerca de 4,1 milhões de beneficiários possam ter sido vítimas desses descontos, com um prejuízo potencial de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Entenda a Fraude:
Segundo apurações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), as entidades sob investigação ofereciam propina a servidores do INSS em troca de acesso a dados dos beneficiários. Foram identificados casos de aposentados filiados a múltiplas entidades no mesmo dia. A liberação de descontos "em lote" pelo INSS, sem a autorização individual dos beneficiários, também contribuiu significativamente para a disseminação das fraudes.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão na última sexta-feira (2),