A Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou uma célula de milicianos em Duque de Caxias que, segundo investigações, estabeleceu uma aliança com o Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa ligada ao tráfico de drogas. A revelação foi feita pelo delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), Álvaro de Oliveira Gomes, que detalhou a união estratégica entre os grupos na região do Parque São Bento, na Baixada Fluminense.
De acordo com o delegado, a proximidade territorial de áreas dominadas pelo TCP abriu uma oportunidade para a "simbiose" criminosa. A milícia, originalmente atuante para evitar a entrada do tráfico, passou a trabalhar para ou com a facção, atuando como executores e aproveitando o domínio territorial e vantagens econômicas proporcionadas pela aliança.
A operação policial, que culminou na prisão dos suspeitos durante uma festa no último domingo (13), representa um duro golpe para o crime organizado na região. Segundo o delegado, a prisão de grande parte da organização criminosa deve trazer alívio aos moradores, que sofriam com extorsões e viviam sob o medo imposto pelos criminosos em uma área com trechos quase rurais.
Relembre a Operação:
A ação policial foi desencadeada após um trabalho de inteligência que identificou a realização de uma festa de aniversário de integrantes da milícia. Durante a madrugada, agentes da Draco, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense e da 38ªDP (Brás de Pina) cercaram o local, que possuía piscina, churrasqueira e campo de futebol.
Na chegada, policiais se depararam com milicianos fazendo a segurança externa do evento. No interior, outros criminosos armados foram identificados. Houve tentativa de fuga para uma área de mata, resultando em troca de tiros e a captura dos milicianos.
Na operação, foram apreendidas sete pistolas, uma espingarda, um simulacro de arma de fogo, além de materiais bélicos como placas balísticas e equipamentos táticos. Um dos presos, Leonardo Souza Ferreira, conhecido como "PQD" e apontado como chefe da milícia local juntamente com Rogério Moura Ferreira, precisou ser hospitalizado após torcer o pé durante a fuga. A polícia informou que todos os envolvidos possuíam histórico criminal.