Ronaldo Gonçalves de Jesus, vulgo 'Paulista', de 51 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (11) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, durante uma fase da Operação Torniquete, deflagrada pela Polícia Civil. Paulista, que estava foragido, é identificado como um dos líderes da organização criminosa com atuação no Complexo de Santa Teresa, em Belford Roxo, que engloba as comunidades Gogó da Ema, Guacha e Jardim Bom Pastor.
Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), Paulista era o encarregado de adquirir o armamento utilizado pela facção criminosa e de gerenciar os roubos de carga e veículos praticados pelos membros da organização. O criminoso possui um extenso histórico criminal, com 19 anotações por roubo, e responde a um processo por tráfico de drogas no estado de Santa Catarina.
Ronaldo também era considerado um dos homens de confiança do traficante Geonário Fernandes Pereira Moreno, conhecido como 'Genaro do Guaxa', principal liderança do Terceiro Comando Puro (TCP) na região até sua morte em setembro do ano passado, em um confronto com a Polícia Militar.
Após a prisão, Paulista foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.