Uma mulher e seu filho de apenas um ano foram resgatados pela Polícia Civil na quarta-feira (9) na comunidade de Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, após serem mantidos reféns por uma semana. O sequestrador, Anderson André do Nascimento, de 34 anos, ex-companheiro da vítima e pai da criança, foi preso em flagrante.
Segundo o relato da mulher, ela foi mantida trancada em uma residência, sendo constantemente dopada pelo ex-companheiro. Além disso, ela presenciou o filho sendo agredido repetidamente como forma de tortura psicológica. A vítima descreveu o terror que sentiu: "É um medo que eu nem explicava o que eu tava sentindo, um medo que dói. Ele tava batendo bastante no bebê e era de madrugada, eu falava para ele parar e ele falava que ninguém ia ajudar".
A relação de dois anos entre a vítima e o agressor foi marcada por violência física e psicológica. Após decidir terminar o relacionamento, a mulher foi ameaçada, e o homem levou o filho sem seu consentimento.
A polícia apurou que ela foi mantida refém em um local insalubre após tentar reaver a criança. As investigações indicam que o preso possui envolvimento com o tráfico de drogas em comunidades de Duque de Caxias e já possuía antecedentes criminais.
Anderson André do Nascimento poderá responder pelos crimes de ameaça, cárcere privado e violência psicológica. A delegada responsável pelo caso, Camila Lourenço, enfatizou a importância da denúncia em casos de relacionamentos abusivos: "Ela sempre viveu um relacionamento abusivo. Foi tolerando certos abusos, mas quanto mais cedo denunciar, mais rápido a polícia consegue agir e evitar situações drásticas".
Na delegacia, a vítima teve um reencontro emocionante e de alívio com sua mãe.