A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, decretou situação de emergência neste sábado (5), após o município registrar mais de 300 mm de chuva nas últimas 24 horas. O alto volume pluviométrico resultou em mais de 90 chamados à Defesa Civil, incluindo deslizamentos, quedas de árvores e postes, rolamento de blocos e alagamentos, conforme boletim divulgado às 20h42.
Mais de 100 pessoas buscaram os pontos de apoio disponibilizados, e dez deles permanecem abertos para atender moradores de áreas de risco. Diante da intensidade da chuva, o Corpo de Bombeiros classificou o risco de deslizamento como "muito alto" na cidade.
O decreto de emergência permite a requisição de recursos como veículos e equipamentos, a contratação de pessoal, a compra de suprimentos e a desapropriação de bens para garantir o atendimento à população afetada. Segundo o prefeito Hingo Hammes, a medida visa principalmente a obtenção de recursos, especialmente do Governo Federal, para o restabelecimento da cidade, que sofreu grande impacto, principalmente nas regiões do Alto da Serra e Independência.
Ao longo do dia, diversas ruas foram interditadas no centro da cidade devido aos alagamentos, e quedas de barreiras também foram registradas, incluindo uma interdição temporária na BR-040. A Defesa Civil acionou sirenes e enviou alertas via SMS devido ao acumulado de chuva.
A forte chuva causou a interrupção de diversas linhas de ônibus e afetou o abastecimento de água na cidade. O rio Quitandinha transbordou em alguns pontos, e houve registros de curto-circuito na rede elétrica. A concessionária de água informou que acionou seu plano de contingência para lidar com a situação.
A Defesa Civil continua monitorando as condições meteorológicas e orienta a população a seguir as instruções de segurança e acompanhar as atualizações nos canais oficiais da Prefeitura de Petrópolis.