O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de fortes chuvas para várias regiões, incluindo Petrópolis, na Região Serrana do Rio, até o final desta semana. Diante da possibilidade de grande volume de chuva, com risco de enchentes e quedas de barreira, a Defesa Civil realizou uma reunião intersetorial nesta quarta-feira (2) para definir um plano de ações emergenciais voltadas à prevenção e ao atendimento rápido à população.
Continua após a publicidade
O alerta meteorológico começou às 8h desta quinta-feira (3) e vai até as 23h59 de domingo (6). Segundo o Cemaden, há uma possibilidade moderada de ocorrência de inundações, enxurradas e deslizamentos de terra também em Volta Redonda e Rio de Janeiro (RJ), além de outras regiões como São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC).
A Defesa Civil de Petrópolis destacou que, devido à intensidade e continuidade da chuva, há previsão de acumulados significativos, aumentando os riscos de desastres naturais. A previsão de chuva forte é atribuída a uma frente fria que chega aliada a um canal de umidade. O prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, afirmou:
"Essa reunião é para alinharmos nossas ações e termos efetividade caso se confirme a previsão. É importante estarmos unidos e preparados para a resolução dos problemas que possam vir a acontecer."
Previsão do Tempo:
Dia Previsão de Chuva Observações
Quinta Pancadas de chuva moderada a forte Ao longo do dia
Sexta Chuva moderada a muito forte Acompanhada de raios e ventos Sábado Chuva moderada a muito forte Acompanhada de raios e ventos
Domingo Chuva fraca a moderada A partir do período da manhã
Ações Emergenciais:
10 linhas disponibilizadas para atendimento do 199.
Base descentralizada da Defesa Civil em Itaipava para atendimento aos distritos.
Liberação do acesso às imagens das câmeras do Cimop (a partir do início da chuva). Equipes da Comdep e efetivo da Guarda Civil Municipal de prontidão.
Equipes do Samu de prontidão para eventuais ocorrências.
Materiais e insumos para os pontos de apoio e atendimento à população.
Organização do Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha (Rua Floriano Peixoto, no Centro). Reforço dos efetivos do Corpo de Bombeiros e uso de locais estratégicos (Rua Professor Stroller, no Quarteirão Brasileiro) em caso de risco de alagamento da Avenida Barão do Rio Branco.
Posicionamento de viaturas em pontos da cidade para agilizar o atendimento. Aumento de 50% do efetivo nas equipes de reparos da concessionária Enel.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes, comentou: "Estamos preparados para atender a população caso se confirme a previsão. O nosso objetivo é prezar pelas vidas das pessoas e trabalhar para que a cidade fique segura."