De acordo com a Climatempo e o INEA, uma frente fria que chega ao Rio de Janeiro no final desta semana causará chuvas volumosas e frequentes. A previsão é de volumes excepcionais de chuva entre sexta-feira (04) e domingo (06), podendo superar a média de todo o mês de abril.
Alertas da Climatempo:
Chuvas Intensas: A Climatempo prevê chuvas volumosas com potencial para alagamentos, enxurradas, transbordamento de rios e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta. Ventos Fortes: Rajadas de vento intensas são esperadas, com previsão de 60 a 80 km/h na sexta-feira e de 50 a 70 km/h no sábado. Há risco de queda de árvores, galhos e estruturas metálicas.
Mar Agitado: O mar ficará agitado, com ondas que podem alcançar 3 metros de altura no sábado e domingo.
Alertas do INEA (Boletim Hidrometeorológico - 03/04/2025): Quinta-feira (03/04): Aumento da nebulosidade com pancadas de chuva e raios previstos para as regiões da Baía da Ilha Grande, Guandu, Médio Paraíba do Sul, Piabanha e Baía de Guanabara. Chuva fraca ou ausente em outras regiões.
Elevação nos níveis dos rios esperada.
Sexta-feira (04/04): Chuva persistente e intensa em todas as regiões, com previsão de mais de 100 mm/24h em Angra dos Reis e Paraty. Elevação nos níveis dos rios esperada. Decréscimo da temperatura em grande parte do estado.
Recomendações: Acompanhe as atualizações meteorológicas. Tome precauções em áreas de risco. Evite atividades ao ar livre durante os períodos de chuva e vento intenso. Esteja atento aos avisos das autoridades locais.