O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou uma visita oficial a Tóquio, no Japão, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e expandir as oportunidades comerciais para o Brasil. A viagem, que celebra os 130 anos de amizade entre os dois países, inclui encontros com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro Shigeru Ishiba, além de reuniões com empresários e autoridades japonesas.
Foco nas Relações Comerciais:
Um dos principais objetivos da visita é aumentar a cooperação comercial no setor do agronegócio, com foco na abertura do mercado japonês para a carne bovina e suína brasileira. A comitiva brasileira, que inclui os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, além de ministros como Carlos Fávaro (Agricultura) e Marina Silva (Meio Ambiente), busca firmar acordos estratégicos em áreas como ciência, tecnologia, saúde e educação. A primeira-dama Janja tambem viajou ao Japão, onde cumpre agenda em Osaka, participando de debates sobre violência domestica e com compromissos na Expo Osaka 2025.
Celebração dos 130 Anos de Amizade:
A visita também marca a celebração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, iniciadas em 1895 com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
A viagem de Lula ao Japão se estende até a próxima quinta-feira (27/3), quando o presidente seguirá para o Vietnã, com o objetivo de fortalecer as relações do Brasil com o país asiático. Visita ao Vietnã: A viagem ao Vietnã tem como objetivo definir ações e iniciativas conjuntas para implementar a Parceria Estratégica entre os dois países, anunciada em 17 de novembro de 2024, durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. Segundo o Itamaraty, o objetivo é fortalecer as relações do Brasil com o Vietnã, firmar acordos de cooperação e estreitar parcerias estratégicas.