Sempre fiquei inquieto e curioso com as multidões que deram poder através do voto a Hitler/Mussolini e o fascismo, já que foram eleitos democraticamente.
Vejo pessoas irem às ruas defender as bandeiras fascistas no Brasil, como disse Dietrich Bonhoeffer, pensador e pastor luterano, membro da resistência anti-nazista e fundador da igreja confessante na Alemanha, contrária à política nazista:"o Poder de um precisa da estupidez do outro".
Vimos neste último domingo a histeria de alguns para que uma decisão dos 11 Ministros/juízes do STF, seja favorável ao erro, foi cada absurdo que fizeram naquele dia 8 de janeiro, na tentativa de desestabilizar o Estado e implementar o golpe, um público bem menor do que o esperado pelos organizadores, mas um público, o que nos deixa tristes, pois é uma parte da sociedade que vai para o vale tudo, onde o diálogo e debate sobre algo não é mais possível.
Já vivemos este fenômeno com Plínio Salgado e seus "camisas verdes" infernizando o Governo Getúlio Vargas e sua luta por melhores e maiores direitos trabalhistas, hoje, com o advento das redes sociais temos uma multidão de estúpidos, uns inocentes, outros nem tanto a destilar seus rasos e venenosos "argumentos", e tome Fake news.
Cabe a nós vermos (sei que muitos concordaram e tem as opiniões pessoais sobre o que aconteceu), com certa impaciência este fenômeno, que graças a Deus é cíclico passar. Vejo com certa melancolia esse fenômeno chamado de extrema direita que une desde Igreja/protestantes, empresários, aparato militar, milicianos e inocentes úteis.
A esquerda já demonstrou que não tem como combater este fenômeno, já que as redes sociais e a religião estão dominadas por esse suposto "conservadorismo" e uma grande hipocrisia.
O importante é entender que a estupidez não se resume a pobres intelectualmente ou ignorantes, tanto que na Alemanha e na Itália do início do século passado havia uma elite no comando como aqui, levando o povo tragicamente ao precipício, infelizmente.