Na madrugada desta quinta-feira (13), um intenso confronto foi registrado no Complexo da Maré, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Militar. Moradores da região gravaram os tiros e a movimentação policial nas comunidades Salsa, Merengue e Vila dos Pinheiros. O resultado do confronto foi trágico: ao menos um morador foi baleado e um suspeito foi morto. Durante a operação, criminosos colocaram fogo em barricadas, e motoristas que passavam pela Linha Vermelha foram forçados a voltar na contramão devido à troca de tiros.
A Polícia Militar informou que estão sendo instalados blocos de concreto na Vila do João para dificultar a fuga de criminosos com cargas roubadas.
Fuga pelo Mar e Ação da PM
Agentes do Bope e do 22º BPM (Maré) estavam monitorando a região quando avistaram criminosos armados com fuzis fugindo em uma embarcação próxima a um píer na Linha Vermelha. Os bandidos dispararam contra as equipes policiais, que revidaram. Um dos suspeitos, identificado como 'Trator', foi ferido e socorrido para o Hospital Municipal Evandro Freire, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidos um fuzil, um rádio comunicador, munições e drogas. Ele era suspeito de envolvimento na morte de dois policiais militares em junho de 2024.
No início da manhã, um morador foi baleado na perna e recebeu os primeiros atendimentos do Bope, sendo transportado por moradores em uma carroça até a UPA da Vila do João. Até às 11h, não havia informações sobre o estado de saúde dele.
Balas Perdidas na Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que, devido à operação, quatro projéteis foram encontrados nas dependências da instituição. Os locais afetados incluíram: Novo Almoxarifado e Prédio Administrativo de Bio-Manguinhos Prédio sede do Campus Maré (sala da Coordenação de Cooperação Social) Centro Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), onde os projéteis atingiram uma sala da enfermaria e um carro no estacionamento.
Felizmente, não houve vítimas ou feridos na Fiocruz, que já informou as autoridades sobre as ocorrências. As atividades no Campus Manguinhos-Maré seguem sem intercorrências ao longo da manhã, enquanto a gestão de vigilância e segurança patrimonial acompanha os acontecimentos na área.