Na manhã desta segunda-feira (10), os moradores do Ingá, em Petrópolis (RJ), acordaram alarmados com novos deslizamentos de rochas de uma montanha. Vídeos capturaram as quedas em três momentos distintos: 06h30, 12h20 e 12h45. A área já estava interditada pela Defesa Civil desde janeiro do ano passado, quando 45 famílias foram evacuadas devido ao risco de deslizamentos. Apesar do susto, felizmente, ninguém ficou ferido. No entanto, alguns moradores ainda desafiam as orientações das autoridades e permanecem no local.
Entre eles está Mathilde Bege, de 92 anos, cuja casa foi interditada em 2024. Ela demonstrou coragem, afirmando que os deslocamentos de pedras são comuns na região:
"Todo mundo sai correndo quando acontece, mas eu não tenho medo. Moro aqui há 60 anos e sempre presenciei esses deslocamentos", contou. Por outro lado, outros moradores, que preferiram não se identificar, expressaram preocupação com a situação, alegando que muitos não deixam suas casas por medo de furtos. O problema dos deslizamentos de pedras na localidade já persiste há cerca de dez anos, com relatos de fenômenos semelhantes desde 2014.
O caso mais recente foi registrado em 21 de janeiro, quando moradores filmaram o deslocamento de pedras, levando a Defesa Civil a ser acionada. Em resposta à situação, a Defesa Civil informou que equipes estiveram no local realizando vistorias e que, até o momento, nenhum imóvel foi atingido.