O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nas redes sociais, na noite deste domingo (2), a conquista de "Ainda Estou Aqui" no Oscar como melhor filme internacional. Esta vitória marca a primeira da história do Brasil na premiação. Lula expressou que é um dia para "sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro", enquanto assistia à cerimônia ao lado da primeira-dama, Janja. "Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo", afirmou o presidente.
Lula destacou que o Oscar de Melhor Filme Internacional para "Ainda Estou Aqui" é um reconhecimento do trabalho de Walter Salles e toda a equipe, incluindo Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello, Marcelo Rubens Paiva e sua família, além de todos os envolvidos nessa extraordinária obra que ilustra a importância da luta contra o autoritarismo.
"Parabéns! Viva o cinema brasileiro, viva 'Ainda Estou Aqui'", enfatizou. Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" é o primeiro original da Globoplay.
O filme também concorreu em outras duas categorias na cerimônia do Oscar: melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme, mas não conquistou esses prêmios. A trama narra a história real de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), uma advogada e ativista que passou 40 anos buscando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), um ex-deputado federal assassinado durante a ditadura militar.