Uma semana após combater um incêndio florestal na APA Gericinó-Mendanha, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam), por meio do Setor de Áreas Verdes (SAVE), realizou o plantio de mais de 3.330 mudas de cerca de 80 espécies nativas da Mata Atlântica. O reflorestamento, uma ação compensatória da MRV determinada pela SEMAM, visa cumprir o Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA) e aconteceu nos fundos do Condomínio Residencial Tupinambás, próximo à Estrada de Madureira.
Um Verde Renovado:
O projeto, em conformidade com o PMMA, busca reduzir as ilhas de calor, fixar o solo e recuperar aproximadamente 3 hectares de vegetação nativa.
A iniciativa contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região e da preservação ambiental no município.
Participação da Comunidade: Parte do plantio será realizado em parceria com a população local.
Compromisso com a Sustentabilidade: “Diante da emergência climática global, plantar árvores não é apenas uma medida ecológica, mas uma necessidade urgente para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Investir no reflorestamento significa investir na vida, na qualidade do ar, na proteção dos recursos hídricos e na resiliência do planeta”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Edgar Martins.
Espécies Nativas:
As mudas plantadas foram adquiridas de produtores registrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) e incluem espécies como Açoita-cavalo, Albízia-branca, Angico, Araribá, Alecrim-de-campina, Canafístula, Pau-brasil, entre outras. Essa iniciativa representa um passo importante na recuperação da área devastada pelo incêndio e na preservação da rica biodiversidade da Mata Atlântica.