A Polícia Militar deu início à Operação Impacto em Duque de Caxias no dia 17 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Estado da corporação, os resultados foram promissores nos primeiros dias da operação. Entre os dias 17 e 23 de fevereiro, houve uma impressionante queda de 40% nos roubos de veículos e de carga na região. Para garantir a eficácia da operação, a PM implementou um reforço nas equipes, utilizando motocicletas e viaturas, além de contar com o apoio de tropas especializadas, como as das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM).
A estratégia de policiamento incluiu:
Roteiros planejados Intensificação das abordagens e revistas A PM também está utilizando o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCs) móvel, que opera em conjunto com o Centro de Monitoramento do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF) e o CICC da Capital.
Aproximadamente 200 policiais militares estão envolvidos na operação, que abrange o Centro de Duque de Caxias e se estende a distritos como Campos Elíseos, Imbariê e Xerém. Além disso, há um reforço no policiamento nas divisas com outros bairros da capital e cidades vizinhas, como Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo.