O Rio de Janeiro se prepara para receber um evento de grande importância internacional: a reunião dos chefes de Estado dos países do BRICS, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho. A informação foi confirmada pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em um vídeo postado nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes.
"O presidente me autorizou a anunciar que a reunião dos chefes de Estado do BRICS será no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, nos dias 6 e 7, quando receberemos na cidade os chefes de estado dos 20 países que integram o BRICS, como membros plenos e parceiros", afirmou Vieira. O ministro destacou a importância do evento para a cooperação entre os países membros e o prefeito Eduardo Paes agradeceu a decisão do presidente Lula, afirmando que a cidade, mais uma vez, demonstra sua importância para o país.
"Rio, mais uma vez, é capital do mundo. Foi o G20 ano passado, agora BRICS e, quem sabe, eu ainda não consigo a assinatura do decreto presidencial dizendo 'Rio capital honorária do Brasil", afirmou Paes, referindo-se ao pedido formalizado pela Prefeitura do Rio para que a cidade seja reconhecida como "capital honorária" e "cidade federal" do país.
O título, segundo a assessoria da prefeitura, tem valor simbólico e não altera a posição do Rio de Janeiro no cenário federal. No entanto, oficializa a cidade como principal cartão postal do país e tem o papel de valorizar o município. Com a realização da reunião do BRICS, o Rio de Janeiro se consolida como um importante centro de eventos internacionais, reforçando seu papel como "capital do mundo".