Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, o Ministério da Saúde anunciou a gratuidade de todos os 41 itens do Programa Farmácia Popular do Brasil nas farmácias credenciadas. Anteriormente, 39 produtos já eram oferecidos gratuitamente. A medida, segundo o Ministério, beneficia mais de um milhão de pessoas por ano. A principal novidade é a inclusão de fraldas geriátricas, disponibilizadas gratuitamente para pessoas com 60 anos ou mais.
A ministra Nísia Trindade destacou a importância da ampliação, mencionando o envelhecimento da população e o objetivo de aumentar ainda mais o alcance do programa, especialmente em áreas remotas. Em 2024, mais de 24 milhões de pessoas foram beneficiadas. Outro medicamento incluído na lista de gratuidade é a Dapagliflozina, utilizada no tratamento de diabetes associado a doenças cardiovasculares.
O presidente Lula reforçou a importância da medida em entrevista à Rádio Clube do Pará, afirmando que os medicamentos essenciais serão distribuídos gratuitamente à população.
O Programa Farmácia Popular: Criado em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Lula, o Programa Farmácia Popular do Brasil visa ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais.