Na última terça-feira (4), um caso de feminicídio chocou a Baixada Fluminense. A inspetora Viviane Maia da Rosa, de 33 anos, foi baleada pelo ex-namorado, o também policial civil Vinicius Silva de Souza, em frente à Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) em Duque de Caxias. O ataque e o confronto Vinicius Silva de Souza disparou quatro vezes contra a ex-namorada, que era lotada na DEAM. Em seguida, ele fugiu para dentro da 59ª DP (Caxias), onde trabalhava e que fica no mesmo prédio, e entrou em confronto com outros policiais, que reagiram e o mataram. Durante a ação, outras três pessoas ficaram feridas.
Estado de saúde da inspetora
A inspetora Viviane Maia da Rosa foi atingida no tórax e abdômen e seu estado de saúde é considerado gravíssimo. A Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Colpol) divulgou que ela precisa de doações de sangue de qualquer tipo sanguíneo. As doações podem ser feitas no Hemorio, na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro.
Investigação e saúde mental do policial
A polícia encontrou medicamentos psiquiátricos para esquizofrenia entre os pertences de Vinicius Silva de Souza, o que sugere que ele poderia estar sofrendo de algum transtorno mental. As autoridades investigam o caso para entender o que motivou o ataque. Violência contra a mulher em Duque de Caxias
O caso de feminicídio expõe a grave situação de violência contra a mulher em Duque de Caxias. Segundo o Dossiê Mulher do Instituto de Segurança Pública (ISP), a cidade registrou 2.065 casos de violência física contra mulher em 2023, incluindo tentativas de feminicídio e lesão corporal dolosa. Solidariedade e apoio
A Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Colpol) se solidarizou com a família da inspetora Viviane Maia da Rosa e está prestando apoio neste momento difícil. A tragédia serve de alerta para a importância de combater a violência contra a mulher e oferecer apoio às vítimas.
Como denunciar
Em casos de violência contra a mulher, a denúncia pode ser feita através dos seguintes canais: Disque 190: Polícia Militar Disque 180: Central de Atendimento à Mulher Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM): 197 É importante lembrar que a violência contra a mulher é crime e não deve ser tolerada.