Moradores do Rio de Janeiro foram surpreendidos, na última quarta-feira (29), por um novo alerta sonoro da Defesa Civil em seus celulares. A mensagem, com o título "Alerta Extremo", tocou às 17h57, informando que a cidade permanecia em estágio 2 e que eram esperadas pancadas de chuva até o fim da noite. O aviso pedia que as pessoas evitassem áreas alagadas e ligassem para o 199 em caso de emergência.
O novo sistema de alerta de desastres, desenvolvido pelo governo federal, começou a funcionar no fim de 2024 no Sul e Sudeste. Ele envia mensagens de acordo com o nível de risco para enchentes, deslizamentos e outros desastres relacionados à chuva, com base na localização dos celulares.
Susto e repercussão
A novidade assustou muitos moradores, que expressaram surpresa e apreensão nas redes sociais. Alguns relataram estranhamento com o som alto e inesperado do alarme, enquanto outros disseram não saber como agir diante da mensagem.
Como funciona
O prefeito Eduardo Paes (PSD) explicou que o recebimento do aviso não depende de cadastro e é enviado automaticamente para celulares em áreas de risco. O objetivo é chamar a atenção para o risco de chuva forte e orientar a população a buscar informações e se prevenir.
O alarme sonoro funciona mesmo em celulares no modo silencioso e só sai da tela quando o usuário interage com a mensagem. Para receber o sinal, é preciso ter um celular comprado após 2020 e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras.
Níveis de alerta e recomendações
A cidade do Rio entrou em Estágio 2, o segundo em uma escala de cinco níveis, que significa risco de ocorrências de alto impacto. Em Nova Iguaçu, o estágio é de alerta máximo, e em Belford Roxo, o estágio é 4.
Recomendações:
* Dirija com velocidade reduzida e mantenha os faróis acesos.
* Evite áreas alagadas e não force a travessia de carros.
* Mantenha-se informado sobre a previsão do tempo e os alertas da Defesa Civil.
* Em caso de emergência, ligue para o 199.
Alagamentos e interdições
A forte chuva causou vários pontos de alagamento no Grande Rio e levou ao fechamento temporário de algumas estações de metrô e à interrupção da circulação de trens em um dos ramais.
Novo padrão de comunicação
Segundo a Defesa Civil, o novo sistema de alerta tem como objetivo informar o cidadão, mesmo que ele não tenha se cadastrado em qualquer plataforma. A ideia é que a população esteja sempre atenta aos riscos e possa se proteger em caso de necessidade.