A marquise de um supermercado desabou no Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio de Janeiro, devido às fortes chuvas que atingem a cidade nesta quinta-feira (9). A Rede Supermarket, responsável pelo estabelecimento, informou que não houve feridos e que já tomou providências para os reparos necessários, com o retorno do atendimento ao público previsto para às 16h30.
Vídeos nas redes sociais mostram diversas áreas da cidade com alagamentos e bolsões d'água, especialmente em Vila Isabel, Zona Norte. O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) classificou o risco de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos urbanos como moderado a alto, além de alertar para possíveis deslizamentos.
Na parte da manhã, a Cidade de Deus, na Zona Oeste, estava submersa, e outras áreas, como a Avenida Ayrton Senna (Barra), Estrada da Pedra (Guaratiba) e Avenida Brasil (Santa Cruz), também enfrentaram problemas semelhantes. O acúmulo de água no Centro fez com que o VLT suspendesse a circulação nas linhas 2 e 4 entre 11h25 e 12h08, normalizando por volta das 13h30.
O mau tempo é resultado da ação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que, juntamente com os ventos marítimos, contribui para uma atmosfera mais úmida. A nebulosidade elevada impede o aquecimento, mantendo a temperatura máxima prevista em 28°C na capital. Apesar disso, a sensação é de tempo abafado, especialmente à tarde.
A partir desta sexta-feira (10), a chuva deve diminuir, e o sol aparecerá, com algumas nuvens e previsão de pancadas isoladas e passageiras entre a tarde e a noite, sem grandes volumes. A temperatura máxima na capital será de 29°C. O fim de semana e a segunda-feira trarão sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas, mas de forma rápida e isolada, mantendo temperaturas em torno de 30°C.
Importante: Fique atento a sinais de movimentação do terreno, como:
Rachaduras no chão
Árvores, postes ou cercas inclinadas
Desníveis ou fendas no terreno