A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Terceira Idade, está promovendo a inclusão no esporte ao oferecer aulas gratuitas de diversas modalidades para crianças e adolescentes atípicos. As modalidades disponíveis incluem:
Natação
Futebol
Karatê
Capoeira
Vôlei
As turmas são adaptadas para receber crianças com condições atípicas, destacando o compromisso da prefeitura em tornar o esporte mais acessível. O secretário de Esporte, Lazer e Terceira Idade, Geilton Camara, enfatiza: "Queremos que o esporte seja cada vez mais aberto para que todos tenham lazer e qualidade de vida."
O diretor de esporte, Carlos Eduardo de Souza, ressalta a importância dessas aulas, afirmando que elas proporcionam acompanhamento social e motor. Ele observa que as crianças obtêm grandes avanços em seu desenvolvimento.
As aulas são realizadas em diferentes locais:
Natação: Esporte Clube Pau Grande
Karatê: Ginásio Poliesportivo Renato Medeiros, em Fragoso
Futsal, Capoeira e Vôlei: Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima em Pau Grande
Depoimentos de pais destacam os benefícios das aulas. Suellen Oliveira, mãe do Bryan, de dez anos, compartilha: "O Bryan é autista nível 2 e, após um ano de aulas de natação, ele superou seu medo e aprendeu a nadar. Sinto muita gratidão por essa oportunidade."
Ricardo Soares, pai do Joshua, de 11 anos, acrescenta: "O Joshua é autista nível 1 e a natação ajudou muito no seu desenvolvimento motor e social. Ele agora interage mais, e isso nos deixa muito felizes."