A Polícia Militar realizou a troca de comando na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, localizado em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O novo comandante, capitão José Eduardo Brito Benck, anteriormente no 39º BPM (Belford Roxo), substitui o capitão Leonardo Rezende Brandão, transferido para a UPP de Manguinhos.
Essa mudança, ocorrida na noite de segunda-feira (6), acontece em um contexto de guerra entre facções rivais. Integrantes do Comando Vermelho (CV), que controlam o Morro do São João, tentam assumir o tráfico de drogas no Morro dos Macacos, que é dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Nos últimos 12 meses, a região tem enfrentado um aumento de conflitos armados.
A Polícia Militar afirmou que a troca de comando faz parte da rotina da corporação. Na manhã de quarta-feira (8), um idoso, Antônio Alves da Costa, de 76 anos, foi vítima de uma bala perdida enquanto caminhava pela Rua Acaré, próximo à Rua Barão do Bom Retiro. A via é um dos acessos ao Morro São João. A PM informou que a UPP São João foi atacada por tiros provenientes de uma área de mata e reagiu. A Polícia Civil investiga a origem do tiro que atingiu o idoso.
Além disso, no início da semana, uma moradora foi ferida por uma bala perdida dentro de casa, nas proximidades do Túnel Noel Rosa. Após ser levada ao Hospital Federal do Andaraí, ela recebeu atendimento e foi liberada. Um tiro também atingiu um apartamento no 8º andar de um prédio próximo ao Morro dos Macacos, danificando uma cristaleira e quebrando algumas taças.