O bairro de Vila Isabel, na Zona Norte, amanheceu nesta segunda-feira (6) com sinais claros da crescente disputa entre facções criminosas pelo controle do Morro dos Macacos. No alto da comunidade, bandidos do Terceiro Comando Puro (TCP) hastearam uma bandeira de Israel, em clara demonstração de domínio. Em resposta, criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV) marcaram sua presença com pichações nas ruas do bairro, afirmado o controle da área pela facção.
Na tarde do mesmo dia, Marcus Vinicius Vasco da Silva, vice-presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes de Vila Isabel, flagrou um homem retirando a bandeira do TCP.
O TCP, liderado pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como 'Peixão', controla o crime organizado no Complexo de Israel, que engloba as comunidades Parada de Lucas, Vigário Geral, Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco-Bocas, abrangendo diversos bairros da Zona Norte. 'Peixão' é alvo das polícias Civil e Militar há pelo menos 12 anos e possui uma extensa ficha criminal, incluindo um inquérito por terrorismo.
Na principal via de Vila Isabel, a Boulevard 28 de Setembro, criminosos aliados ao CV picharam "Vermelhou Macacos" em uma banca de jornal, demonstrando suas pretensões de tomar o controle da comunidade.
A violência da disputa entre as facções também afetou diretamente os moradores do bairro. Diversos fragmentos de balas foram encontrados em Vila Isabel, e um tiro atingiu o quarto de uma criança no Grajaú, durante um tiroteio entre a noite de domingo (5) e a manhã de segunda-feira (6). O projétil atravessou a janela, atingiu a parede e parou em cima da cama, deixando marcas visíveis na parede cor de rosa. Por sorte, ninguém da família se feriu. "Uma das minhas filhas poderia ter morrido. Não tem lugar seguro no Rio de Janeiro", lamentou o pai da menina.