Na quarta-feira (11), foram identificados dois mil metros quadrados de área degradada em Petrópolis, na região serrana. A ação foi realizada por policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, que atenderam a uma denúncia sobre desmatamento e loteamento irregular, encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), voltado para a proteção ambiental.
A equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos se dirigiu à Estrada Guilhermino Martinho, no distrito de Pedro do Rio. No local, que estava fechado, foi encontrada uma placa de aluguel ou venda do terreno, confirmando a denúncia. Diligências foram feitas nas proximidades para identificar possíveis suspeitos, mas sem sucesso. Os policiais, então, se deslocaram à 106ª DP, onde a ocorrência foi registrada após perícia.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode entrar em contato com o Linha Verde 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. Além disso, denúncias podem ser feitas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou através das redes sociais do programa.