A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prendeu nesta quarta-feira Felipe Ferreira Carolino, conhecido como “Zulu”, um dos homens fortes da maior milícia do Rio. Quando foi preso, Zulu estava em um quarto isolado reservado exclusivamente para ele na UPA de Paciência, fumando um cigarro e com uma pistola, que foi apreendida pela polícia. A polícia investiga se houve algum tipo de favorecimento a ele.
"A princípio estamos levantando a regularidade dos protocolos de entrada e saída nas unidades de saúde", afirmou o delegado titular da Draco, João Valentim. O criminoso já tinha sido preso em 2019 pela mesma delegacia. Quando saiu da cadeia, em 2024, assumiu o papel de chefe da milícia na comunidade do Rodo, considerada fundamental para a organização criminosa. Zulu é um dos homens de confiança de Paulo David Guimarães, o Naval, apontado pela polícia como o principal chefe da organização criminosa na região de Campo Grande, Santa Cruz, Paciência e bairros vizinhos.
“Essa captura representa um golpe significativo contra a estrutura da milícia, principalmente porque Zulu havia retomado suas atividades logo após sair da prisão. Continuaremos avançando contra esses grupos que insistem em desafiar o Estado", pontuou o delegado.